segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Notas a um texto ou Recado a um poeta

Notas a um texto
ou Recado a um poeta
PDF 786


Notas a um texto ou Recado a um poeta (PDF 786). Dois títulos em um mesmo texto, destacando dois destinos de leitores, um amplo e outro objetivo; um para um grupo e outro exclusivamente a uma pessoa. Realçando a dialética dos textos e dualidade do mundo; fugindo da regra poética; desobedecendo a formatação científica. A bipolaridade das pessoas, e a dicotomia dos temas. Nem tudo é cartesiano e nem tudo é ortogonal. Existem outras visões do mundo e visões diferentes para um mesmo tema. Tudo depende de um conhecimento anterior obtido. Um conhecimento que favoreça ou desmitifique uma ideia, um ponto de vista a partir do autor, com os seus parâmetros e objetivos; suas epistemologias e teorias do conhecimento. A compreensão e a interpretação do leitor.

A bipolaridade de Deus, influenciou a bipolaridade do homem, que foi feito à sua imagem e semelhança. Deus criou os céus e a terras, separou as águas das terras; criou o dia e a noite, com o Sol e a Lua. Criou mares e rios, água doce e água salgada. E restou o infinito de estrelas para serem interpretadas. Criou Adão e Eva, o homem e a mulher. O bem e o mal foram designados, definidos e interpretados por Deus. E o homem só enxerga dois lados: sim e não; positivo e negativo; norte e sul; leste e oeste. O que é contra e o que é a favor. O que lhe favorece e o que lhe desfavorece. O côncavo e o convexo.

Um grupo de pessoas, seja social ou profissional, tem um comportamento com características próprias, um habitus de comportamento e um discurso que os diferencia de outros grupos. Um mesmo grupo pode ter características próprias, mesmo contendo pessoas que pertençam a outros grupos, com comportamentos diferentes. E outros grupos podem ter outros comportamentos, onde cada elemento do grupo pode ser moldado, assimilando e seguindo comportamentos próprios, referentes ao grupo. Grupos sociais ou profissionais podem formar um bloco, por vezes histórico, de compromissos e lutas sociais, ao longo do tempo e uma história. Criando, permeando e fortalecendo o grupo. Cada grupo cria suas estratégias de diferenciação e de reconhecimento. Cria rituais de inserção e de compromissos; e um vocabulário próprio, valorizando e agregando valores ao grupo. uma estratégia simbólica de impedir a entrada de outros elementos que não pertençam ao grupo. Como grupos que dominam uma regra de escrita e de bibliografias, criando regras ortográficas e de formatação de um texto. Como médicos que dão nomes científicos, reconhecidos pela medicina, para sinais e sintomas particulares e pessoais, que entendem ser um conhecimento vulgar, baseado na cultura popular, sem fundamentação científica. O empirismo diante do cientificismo, vestido de branco com um diploma na parede, auxiliado por um corporativismo. E como docentes que traçam uma carreira de especialistas, mestres, doutores e pós doutores, cumprido e realizando rituais com vestuários diferenciados, de passagens e engajamento, para serem aceitos nos novos grupos. O grupos dos que dizem deter um conhecimento, com seus líderes catedráticos. O bacharel é um exemplo básico, de alguém afirmar que pertence a um grupo; um grupo que deseja destaque.

E no entanto, no parágrafo acima,  não temos a necessidade de citar o nome de Bourdieu que usou a palavra habitus para definir o comportamento e os hábitos de um grupo. Como também não temos o compromisso com Michel Foucault, ao usar a palavra discurso, ao se referir o modo e o conteúdo da fala de um grupo. Nem com outros autores que se propõem a utilizar um método de análise do discurso. Não temos a obrigação de citar Aurélio, Cegalla, Houaiss, ou outros, com a definição exata do que significa comportamento. São pontos de vista de diferentes autores, que podem facilitar o entendimento de suas definições e teorias. Por vezes até muito semelhantes, mas com pequenas particularidades, a partir de seus conhecimentos e pontos de vistas.  E ao citar blocos históricos ou sociais, não necessariamente precisamos recorrer a Gramsci.

O ponto de vista é a vista de um ponto. Cada um tem seu ponto de vista a partir de um lugar, um lugar onde formou suas ideias e seus pensamentos. Com vivências e convivências. Leonardo Boff falou em algum livro palavras semelhantes sobre pontos de vista, às que foram aqui citadas. O conceito foi absorvido, com variações de palavras. Com a mesma estratégia de dissertações e teses, redimensionando e parafraseando as palavras.

Um fato citado de um livro, de um material escrito, poderia requerer uma citação da fonte, livro e/ou autor; data da publicação e etc. Mas quando o conhecimento se incorpora ao conhecimento de outro, passa a fazer parte do seu conhecimento adquirido, não requer mais citação. O autor apropria-se de um conhecimento apoderando-se das palavras. A não ser que, o texto seja colocado na íntegra. A citação é muito exigida em artigos científicos para que outros possam avaliar o conhecimento do autor e criticar suas fontes; criar antíteses a partir de novas teses. A linguagem científica não passa de um estilo literário, criando regras, para que autores não sejam esquecidos. Perpetuando o que é chamado de conhecimento científico. Até uma simples nota deveria seguir regras de diagramação e de formatação, como tamanho da fonte e recuo do texto. Regras que determinam um poder sobre a intelectualidade de outro. A busca incessante de um erro, procurando desmerecer o trabalho apresentado. A incessante busca do conhecimento e da verdade.

E como dizia Câmara Cascudo, ele não fazia livros baseados em livros. Mas quando estudamos ou fazemos a leitura de um texto ou um livro, acabamos por incorporar seus conhecimentos e informações, com o conhecimento angariado anteriormente. Um emaranhado de informações estão armazenadas no cérebro entremeando-se com as novas informações que chegam.

Das viagens surgiram os conhecimentos. O homem quando passou a ser nômade, surgiram necessidades de encontrar água e alimento; precisou de tecnicas e estrategias; precisou estabelecer uma praxis. Darwin criou uma teoria a partir de suas viagens, observando animais em lugares distantes. O mesmo se deu com as grandes navegações, ganhando conhecimento a cada milha navegada. Com a fixação do homem em cidades, surgiu a necessidade da escola, para divulgar conhecimentos adquirido em viagens.  Em busca da água e da cidadania.

Ninguém sabe o rumo e a direção, o destino das sinapses, como faíscas incessantes em um ambiente escuro, buscando e entrelaçando informações encontradas na imensidão da massa cinzenta. A cada segundo uma nova informação chega, por uma malha de sensores sobre a pele, identificando pressões, umidade ou temperatura. As informações que chegam através dos olhos e ouvidos são imensas. Tem cheiro de informação no ar.

Da mesma forma acontece na internet, chegam ideias, notícias, informações e conhecimentos por todos os lados. Pelas redes sociais, por e-mais e por sites e links escolhidos ou navegados. Por sistemas associados aos serviços telefônicos. Informações aparecem nas telas sem serem convidadas, que podem ser abertas com um simples passar por cima, com recurso do indicador do mouse.

E os poetas que me perdoem, eles podem até criar e inventar palavras, mas não criam idéias. A partir de um conhecimento existente, o transmitem em versos que obedecem normas e regras, algo metrificado, para ter uma qualidade sonora, que permita a mente arquivar, com facilidade, não somente pelo conteúdo escrito mas pelo encadeamento sonoro das palavras, que facilitam as ideias.

Dos versos na oralidade, surgiu uma literatura de cordel, um conhecimento escrito. E os acadêmicos estudaram para criar as regras, do que é e do que não é cordel; O cordelista nato pode não estar preocupado com isto. mas pode ser excluído da escola e da sociedade, como analfabeto e não instruído.

RN 05/12/2016

Roberto Cardoso
Reiki Master

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